terça-feira, 18 de agosto de 2015

adorei o Naturelle (clica na foto para visualizar melhor!), da Casa Valduga (localizada em Bento Gonçalves/RS); experimentei o de 2014, branco e suave, feito com uvas Malvasia e Moscato. tudo bem que eu paguei mais que o dobro do que se oferece na internet/supermercados (os restaurantes lucram demais com suas bebidas!), mas valeu a pena. ainda não consegui descobrir porque existem tão poucos vinhos suaves (no cardápio do Pulcinella – Av. Virgílio Távora – Fortaleza/CE havia somente uma opção de vinho suave, este que acabei escolhendo!). um dia eu descubro o porquê e escrevo aqui (por enquanto, só obtive respostas um tanto suspeitas, de garçons querendo se passar por bom entendedor de vinhos).

é um vinho leve, com predominância de aromas frutados e florais, com notas de melão, pêssego e limão (mal senti o limão); possui um nítido equilíbrio entre acidez e doçura. diferencia-se bastante daqueles vinhos enjoativos, bebi uma garrafa e fiquei querendo mais; quando comentei com o garçom que havia ficado surpresa por não ser um vinho enjoativo, ele me disse que era devido ao vinho ser Demi Sec. tem a ver com a quantidade de açúcar residual em gramas por litro. conforme a quantidade utilizada, pode ser:

- extra brut, brut zero ou nature, é um tipo para muitas pessoas difícil de assimilar, por ser extremamente seco (não tem açúcar, ou tem muito pouco);
- brut tem o máximo de 12 g/l, bastante consumido no mundo inteiro;
- extra-dry tem de 12 a 17 g/l e, neste, é possível sentir uma pontinha de açúcar no sabor;
- sec ou dry, que possui de 17 a 32 g//l, é o seco e o açúcar é bem mais perceptível;
- demi sec tem de 32 a 50 g/l, ou seja, é bem adocicado!
(essas são as principais classificações, podem ter outras; as gradações de referência também podem variar, conforme a fonte, mas acho que deu pra entender como funciona, né?)
os garçons e suas respostas suspeitas. como pode o vinho não ser enjoativo devido ao fato de ser Demi Sec? depois dessa: não pergunto mais nada para os garçons.

sinceramente, anseio em beber este vinho novamente, embora existam tantos ainda a serem provados e tão pouco dinheiro para todos! ps.: eu li em algum canto que é edição limitada, uma pena! Nota: 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário