O amor vence tudo. Sim, eu acredito.
Um dos grandes defeitos do homem é carregar consigo um instinto predatório, envolvido por um senso de superioridade. De achar que pode manipular tudo a seu favor: os animais, os recursos naturais, o dinheiro e etc. Numa busca incessante por aquele algo a mais, ele acaba semeando a própria destruição - cavando a própria cova. Grande vacilo não lembrar desse pequeno detalhe.
Sim, os recursos naturais se esgotam, não podemos nos esquecer disso. Estamos fazendo exatamente o contrário. Ingenuidade achar que o lixo que se joga no meio da rua não trará consequências irreversíveis para o planeta Terra, mesmo se for apenas uma simples bituca de cigarro. Aquela coleta seletiva domiciliar de lixo que não fazemos, a matança desenfreada de animais nos abatedouros, o uso controvertido deles ao nosso favor - aprisionando-os quando deveriam ser livres, os cortes de árvores para construção de edifícios e similares, a poluição da água.. são sinais de quão estúpidos nós conseguimos ser. Temos dentro de nós um potencial enorme para o mal. Mas, também, para o bem. É disso que o filme White God - fala. O homem se acha senhor de si e dono do planeta Terra, considera-se o mais inteligente das espécies, o mais esperto. É aí que a parada muda. Os animais, muitas vezes, superam o homem no quesito da esperteza e da inteligência. O homem, detentor de inteligência e capacidade para inventar tantas coisas úteis, usa-as para sua auto-destruição, para o mal, para alimentar sua ambição desenfreada.
Mas, sempre haverá o amor. E este pode se dar de tantas e inimagináveis formas - uma poesia para quem precisa ouvir doces palavras, a melodia de uma música, uma dança, um copo d'água para quem tem sede, um abraço ou um beijo - é aí que a mágica acontece. É nesse momento que as lágrimas rolam. E que eu insisto em ter esperança. Porque afinal, o amor vence tudo.
Não obstante tais reflexões, devo dizer que o filme é para os fortes. Cenas pesadas, que me inquietaram quanto à censura. Esta parece que é de 14 anos.
Fica a dica!
Nota: 10!
Nenhum comentário:
Postar um comentário