Indo na contra-mão de qualquer estereótipo (isso não leva a nada, vá por mim), este blog é meu espaço para dar vazão a pensamentos sobre três coisas que deixam minha vida mais prazerosa e suportável - filmes, livros e vinhos.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
Último filme: MUSTANG - tradução em português: Cinco Graças (França/Turquia - 2015), que concorre ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Não sei vocês, mas eu não gosto de ver trailer nem de ler a sinopse do filme. Acho que ambos revelam mais do que o necessário, se não tudo. Então, inverto a ordem. Leio sinopse e trailer depois, para conferir o grau de similitude. A sinopse é realmente bem feita, não revelando muitos detalhes.
De antemão, digo logo que o filme é de um drama exemplar, não vai ser por causa dele que você vai achar a vida linda e maravilhosa. Retrata o universo feminino, mais as mazelas do que as alegrias. Toda mulher esconde dentro de si uma potencialidade de sedução, de sensibilidade, de intensidade, de criatividade, de medos e desejos. Historicamente, é o sexo frágil. Um saco. Sem falar dos tabus que permeiam a vida de quase todas as mulheres - "aprendemos" desde cedo que é crime falar de (fazer) sexo - nós somos sim, ainda hoje, submetidas ao machismo que impera em quase toda a face da terra, dia após dia. Se enquanto criança, não sofremos TANTAS restrições (claro, deve-se considerar a sociedade em que se vive para analisar mais acertadamente tal questão), quando crescemos, principalmente após entrarmos na adolescência, a vida dá uma reviravolta ímpar. A adolescência, para muitas, é a fase de descoberta do poder de seduzir, de uma forma tímida e imprudente. É a fase do primeiro amor, das primeiras experiências (um tanto traumáticas, muitas vezes).. é a fase mais preocupante para os pais (é? não sei, apenas suspeito!).. e por aí vai.
O filme vale a pena, por nos colocarmos nessa perspectiva, de perceber um pouco mais as peculiaridades do universo feminino, que pode ser um tanto opressor e traumático. Mas, não obstante, que traz também alguns pequenos momentos descontraídos de diversão e alegria.
PS.: faltou alguma coisa no filme (ainda não descobri o quê) para o grand finale!
NOTA: 8,0.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário